Soluções inspiradoras

Imagine que você adora cozinhar e descobrir receitas novas. De repente, você vai parar num lugar com fantásticos cozinheiros de todo o mundo: Ferran Adrià, Atala, Jamie Oliver, Ramsay,  Bourdain, Nigella…Todos estão abertos, dividindo seus truques e melhores ideias. Quando algum deles cria algo ótimo, só inspira o outro a criar algo ainda melhor. 

É assim que eu me sinto aqui em Nairobi: incrivelmente inspirada por pessoas e projetos admiráveis exatamente sobre o tema que eu queria aprender. Fico me perguntando se é mais fácil querer realizar mudanças quando estamos expostos aos problemas. Afinal, dificilmente você cruza com algo por aqui que não precise de reparos, de reformas ou novas soluções. Novamente a ideia de necessidade X oportunidade vem me fazendo pensar.  Em São Paulo, por exemplo, temos a segregação do que funciona e o que não funciona com perfeita clareza e normalmente acessamos o que funciona. 

São tanto exemplos, eventos acontecendo e soluções sendo implementadas em Nairobi que decidi dividir algumas ideias dentro de um dos temas que mais tem me interessado e é gigante por aqui: a falta de saneamento básico. 

A Sanergy é uma organização desenvolvida pelo MIT, que criou uma rede de banheiros químicos em que os resíduos sólidos são coletados e enviados para agricultores locais usarem como energia/fertilizante. 

Vale a pena entender mais aqui: 

Screen Shot 2014-07-04 at 4.30.23 PM

A ideia está acontecendo ainda apenas em Nairobi como um projeto piloto (a ser escalado para o mundo todo), chamado Fresh Life, mantendo os banheiros limpos em Kibera, a maior favela de Nairobi, com aproximadamente 1 milhão de pessoas. A falta de acesso aos serviços de saneamento básico trazem inúmeros problemas sociais nas favelas. Um deles é tornar as mulheres e meninas mais vulneráveis ​​à violência sexual. Como não há banheiros nas casas, as mulheres precisam encontrar uma solução fora. E a solução normalmente consiste num buraco no chão, compartilhado por uma dúzia de outras famílias, com um cheiro insuportável, cheio de resíduos pelo chão que espalham doenças dos mais diversos tipos. Não é preciso dizer que produtos de limpeza, higiene pessoal, papel higiênico ou água para lavar as mãos estão totalmente fora de questão.

10387558_787645107933448_5330829023089875288_n

“I joined the Fresh Life movement to save lives in Mukuru. I never knew poor sanitation was a big deal until my friend’s son died from diarrhea.” – Alex Wekesa, Fresh Life operator at Mukuru Kwa Ruben

Antes disso, a própria comunidade criou sua própria solução em busca de privacidade e conveniência: eles optavam por usar sacos de plástico e, em seguida, jogá-los o mais longe possível de suas casas: um fenômeno conhecido como “flying toilets.

Olhando pra este problema, a Peepoo surgiu com uma ideia de “sanitização pessoal” em Kibera fornecendo um saquinho totalmente biodegradável que impede que os resíduos contaminem a área. Após o uso, Peepoo se transforma em um valioso fertilizante que é coletado nas favelas e fornecido a produtores locais de alimento (aumentando também a segurança alimentar da população). 

4ad8a1c7337d1acbfa2c0c433abd1e85-Dickson-Makau-and-Dennis-

Fiquei particularmente encantada com um programa que eles tem pra escolas em Kibera  que inclui mais de 60 escolas com mais de 10 000 crianças. O objetivo é ampliar para 100 000 crianças em 2016. 

No mundo todo, 272 milhões de crianças em favelas faltam as aulas em função de doenças como diarréia, anemia e outras doenças relacionadas a falta de saneamento básico e condições de higiene. 

Além disso, as meninas adolescentes faltam as aulas durante o período menstrual pela falta de privacidade e condições de higiene que há nas latrinas (os buracos no chão) das escolas. 

Nesse sentido, a Peepoo tem dado não apenas efeitos positivos sobre a saúde e segurança das crianças, mas também sobre a qualidade das escolas, já que a falta de saneamento é tão intensa que afeta brutalmente o sistema de educação.

Post-code-lottery 

”My teachers used to leave their job because the school was messy. Now with Peepoo it is safe and clean and they stay, and I can secure the educational level of the school.”

Mary Iminza Lihanda, Headmaster, Little Steps School in Kibera

Tem como não achar isso o máximo? 🙂

Anúncios

2 respostas em “Soluções inspiradoras

  1. Pingback: Erros, fracassos e enxaquecas | JAMBO KENYA

  2. Pingback: Cozinha Africana da Kamilinha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s